terça-feira, 13 de setembro de 2022 12:04
Sabe aqueles catalisadores usados em veículos com motor de combustão interna para converter gases poluentes em compostos menos nocivos ao meio ambiente e a saúde humana?
Esses catalisadores são baseados em nanopartículas de platina suportadas em óxidos metálicos.
Recentemente, a comunidade científica tem se debruçado sobre alguns fenômenos intrigantes envolvendo essas nanoestruturas, como a transformação reversível de nanopartículas de platina de 1 nm em átomos isolados, quando submetidas a tratamentos térmicos sob atmosferas oxidantes ou redutoras.
Pesquisadores da UFRGS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies e colaboradores, desenvolveram um catalisador-modelo e usaram técnicas experimentais e ferramentas teóricas para fazer uma completa investigação da sua superfície, que ajudou a desvendar este fenômeno e relacioná-lo com a alta reatividades dessas nanoestruturas tão úteis.
Confira o artigo que reporta esta descoberta: https://doi.org/10.1039/D1CE01628H
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia