sexta-feira, 11 de novembro de 2022 09:22
O antimoneto de índio (InSb) é um semicondutor cujas propriedades o tornam útil para uso em sensores infravermelhos.
O material também é promissor para aplicações em catálise e dispositivos ópticos, mas, para esses usos, é necessário gerar filmes com porosidade controlada. Essa porosidade pode ser alcançada por meio de técnicas de irradiação de íons - especialidade do Laboratório de Implantação Iônica (LIO) da UFRGS, que é associado ao nosso Instituto.
Nesse contexto, pesquisadores do LIO, junto a colaboradores da Austrália, estudaram como a irradiação de íons afeta a estrutura de filmes de InSb.
Foi o primeiro trabalho que mostrou esses resultados na escala atômica - feito que só foi possível graças ao uso de uma técnica avançada de caracterização de mudanças estruturais conhecida pela sigla EXAFS.
Saiba mais no artigo científico: https://doi.org/10.1016/j.solidstatesciences.2021.106705
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia