segunda-feira, 28 de novembro de 2022 09:43
Filmes de carbono amorfo como o DLC (diamond-like carbon) conferem dureza e aumentam a resistência ao desgaste das peças sobre as quais são aplicados. Além disso, minimizam o atrito da superfície, funcionando como verdadeiros lubrificantes sólidos.
Contudo, esses revestimentos são limitados quanto à sua adesão em ligas ferrosas. E esse problema, mostram os estudos da área, está relacionado ao conteúdo de oxigênio nas interfaces, principalmente nos filmes ultrafinos de silício que usualmente são depositados entre o DLC e a peça que se deseja proteger.
Agora, um novo estudo traz uma importante contribuição a este assunto. Os autores encontraram uma relação entre a delaminação desses revestimentos e a presença de oxigênio na câmara usada para fazer a deposição dos filmes.
E melhor: eles conseguiram formular um modelo que permite calcular qual será a carga crítica que vai provocar a delaminação do filme em função da pressão de oxigênio existente na câmara.
O modelo pode ser usado com outros tipos de revestimentos, além do DLC, que usam equipamentos tipo PVD e PECVD para a sua deposição.
O trabalho foi realizado por pesquisadores da UCS e da UNICAMP, participantes do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, junto a colaboradores da Universidade de Coimbra (Portugal).
Saiba mais no artigo científico: https://doi.org/10.1021/acsanm.1c04429
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia