segunda-feira, 20 de março de 2023 09:56
A análise de superfícies e interfaces é fundamental para entender as propriedades dos materiais avançados. Essa análise pode ser feita ao jogar feixes de íons no material a ser analisado e medir quanta energia os íons perderam ao impactarem o material.
Além de medir a perda de energia, é possível medir a flutuação da perda de energia, chamada tecnicamente “straggling”, a qual é uma quantidade importante para a análise de superfícies e interfaces de materiais avançados, pois determina a resolução em profundidade de uma medida com feixe de íons.
Neste trabalho, pesquisadores da Suécia e da Alemanha, junto ao Prof Pedro Grande (UFRGS), do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, mediram a flutuação de perda de energia de diferentes íons na interação com amostras de silício em diversas condições.
Os autores se depararam com uma surpresa: ao contrário do que tinha sido observado até o momento, o "straggling" aumentou para íons passados a baixas energias. Os cientistas buscaram então uma explicação para esse novo fenômeno: a existência de novos processos de perda de energia associados à promoção de elétrons para camadas superiores.
A descoberta pode ter importantes implicações para a análise de superfícies e interfaces de materiais avançados, pois indica a necessidade de considerar novos processos de perda de energia em baixas energias de íons. Além disso, o trabalho fornece uma nova compreensão dos mecanismos físicos subjacentes ao "straggling" e sua relação com a interação entre íons e materiais.
O trabalho foi publicado na revista científica "Physical Review B" e destacado pelo editor como uma das sugestões da edição. Acesse o paper: https://journals.aps.org/prb/abstract/10.1103/PhysRevB.107.085110
Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies
Compartilhe:
Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco
Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq
Apoio
O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.
Desenvolvido por TUA Tecnologia