Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Pesquisadores avaliam o efeito do plasma frio na eliminação de antibióticos que contaminam águas residuais.

quarta-feira, 29 de março de 2023 10:16

Tetraciclina é um grupo de antibióticos de ingestão oral amplamente usados em medicina humana e veterinária. Um problema desses fármacos é que cerca de 70% da quantidade ingerida é eliminada sem ser metabolizada.

Por isso, a tetraciclina, que não é uma molécula biodegradável, costuma ser encontrada como contaminante no meio ambiente, principalmente em corpos d 'água, o que pode resultar em uma série de problemas, como o surgimento de patógenos resistentes a antibióticos.

Em um estudo recente, um grupo de pesquisadores liderado pelo professor Nito Debacher (UFSC), participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, estudou a eliminação do antibiótico em águas residuais utilizando plasma não térmico.

Bem conhecido na comunidade dos tratamentos de superfícies, o plasma não térmico ou plasma frio é, como todo plasma, um gás parcialmente ionizado. É chamado de não térmico porque nele a temperatura dos elétrons é muito mais alta do que a temperatura das outras espécies que compõem o plasma.

Quando usado no tratamento de efluentes, o plasma frio promove reações de oxidação que degradam as moléculas contaminantes.

Neste trabalho, os autores expuseram uma solução com tetraciclina a um plasma não térmico e verificaram que o tratamento eliminou 90% do antibiótico em 10 minutos. Além disso, os pesquisadores testaram o efeito do plasma não térmico na atividade antibacteriana da tetraciclina e observaram que essa atividade desapareceu após o tratamento.

A pesquisa mostrou que 10 minutos de aplicação de plasma frio são efetivos para eliminar este antibiótico de águas residuais, evitando assim a formação de bactérias resistentes ao fármaco.

O artigo que reporta este trabalho pode ser acessado na íntegra em https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/AR2022-0210.pdf

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia