Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Combinação de técnicas (XPS e MEIS) permite investigar morfologia e composição de catalisadores bimetálicos

quarta-feira, 24 de maio de 2023 11:39

Catalisadores bimetálicos são muitas vezes mais ativos e/ou seletivos do que os monometálicos. Por isso, estudá-los cuidadosamente é muito importante.

Neste trabalho, pesquisadores da UFRGS ligados ao Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies colaboraram com cientistas do Reino Unido para dar mais um passo na investigação desses materiais.

Inicialmente, eles prepararam amostras formadas por nanopartículas de cobre e ouro depositadas em um filme ultrafino baseado em céria. Esse sistema é considerado ideal para estudar a relação entre as propriedades catalíticas do material e a presença de nanopartículas metálicas puras ou ligadas.

Para examinar a morfologia e composição química das amostras, a equipe combinou duas técnicas poderosas: espectroscopia de fotoelétrons por raios X (XPS), usada para sondar as propriedades eletrônicas de sistemas catalíticos, e espalhamento de íons de média energia (MEIS), que permite investigar com precisão a composição das nanopartículas em função da profundidade.

O trabalho foi reportado no períodico Applied Surface Science: https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2021.151656

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia