Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

CLIPPING: Instituto avança no estudo de tratamentos limpos para o meio ambiente.

quinta-feira, 31 de março de 2011 10:56

Estudante de Mestrado ao lado da oxidadora, que foi construída no laboratório.

Estudante de Mestrado ao lado da oxidadora, que foi construída no laboratório.

Tendo a parceria do Simecs, a seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies continua avançando no estudo de tratamentos de superfície eficientes e limpos para o meio ambiente. Trata-se dos processos a plasma, que visam aumentar a vida útil e melhorar o desempenho de peças metálicas tais como moldes, matrizes, ferramentas e pinos.

Atualmente, um dos temas estudados pelo grupo do Instituto é a oxidação a plasma, que gera uma superfície com maior resistência à corrosão e menor coeficiente de atrito. Essa última característica ajuda, por exemplo, a diminuir significativamente o "agarre" do material aos moldes de injeção de zamac e alumínio.

A oxidação, também chamada de "pós-oxidação" por ser realizada depois de uma nitretação, pode substituir tratamentos como o cromo eletrolítico e os banhos de sais.

A oxidação foi estudada no âmbito da seção UCS do Instituto num Mestrado em Materiais defendido em 2010 e num TCC (trabalho de conclusão de curso) de Engenharia dos Materiais, realizado também no ano passado. Atualmente, os estudos sobre oxidação continuam em outro TCC, que conta com a participação de empresas da região interessadas nesse tratamento de superfície.

Todos esses trabalhos permitiram avanços na compreensão aprofundada do processo de oxidação, nos testes para avaliar sua eficiência para evitar a corrosão e na otimização do tratamento. A pós-oxidação a plasma é um tratamento que existe no mercado, mas os estudos realizados no Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies - seção UCS têm permitido desenvolver regionalmente a capacidade de dominar o processo e desenvolver receitas mais adequadas às necessidades das indústrias da região.

Notícia no Informativo Simecs (PDF):

http://www.simecs.com.br/xt_download.asp?Informativo=171 (página 9)

Fonte: Informativo Simecs

Palavras-chave: 2011, baumvol, clipping, corrosão, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, figueroa, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, oxidação, plasma, pós-oxidação, Simecs, UCS

Compartilhe:


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia