Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Professor da USP fala sobre atrito e desgaste de materiais em eventos com estudantes, pesquisadores e empresários.

segunda-feira, 15 de junho de 2009 14:01

Entre os dias 15 e 25 de junho, o professor Amilton Sinatora, da Universidade de São Paulo, estará em Caxias do Sul, onde participa de atividades com acadêmicos, pesquisadores e empresários da região, sobre uma de suas áreas de pesquisa: o atrito e desgaste de materiais.

A vinda do professor Sinatora é uma iniciativa da UCS, em parceria com o SIMECS e o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies - INES. Sinatora é pesquisador do INES, instituto nacional que reúne e articula os melhores recursos humanos e de infraestrutura da área existentes nas universidades, centros de pesquisa e indústrias brasileiras. "O instituto tem como objetivo desenvolver soluções eficientes na vanguarda de vários segmentos industriais", afirma o professor Israel Baumvol, coordenador da rede. "Para isso, precisamos atuar fortemente na formação de recursos humanos, mediante ações como esta, que prevê uma série de cursos e palestras", completa Baumvol, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Materiais da UCS.

Troca de experiências "O atrito e o desgaste de materiais podem ser grandes inimigos da indústria metal-mecânica", diz Carlos Alejandro Figueroa, professor da Pós-Graduação em Materiais. "Perdas econômicas por desgaste e atrito representam 4% do PIB em países industrializados", exemplifica. Esses fenômenos diminuem a vida útil de peças industriais e atentam contra a eficiência no consumo de energia. Por isso a necessidade de compreendê-los e controlá-los.

Pesquisador destacado na área no meio acadêmico nacional, Sinatora tem também experiência de pesquisa e desenvolvimento em empresas. "A interação com o professor Amilton será muito proveitosa para a região, pois ele vai compartilhar conosco tanto a sua compreensão dos fenômenos do ponto de vista científico como as suas vivências produzindo soluções para o sistema produtivo", destaca Figueroa.

Agenda Palestra: Tribologia, conhecimento a serviço da competitividade e da redução de custos

Público-alvo - Empresários e tomadores de decisão. Data e horário - 15 de junho. Local - Auditório do SIMECS.

Curso/disciplina eletiva: Introdução ao estudo do atrito e do desgaste  Público-alvo - Engenheiros que atuem em empresas nas quais o desgaste dos produtos ou equipamentos seja fundamental e estudantes de pós-graduação que estudem depósitos ou filmes contra desgaste e atrito, tribologia, conformação plástica, manutenção, materiais resistentes ao desgaste.  Data e horário - De 16 a 25 de junho, de segunda a sexta, das 19h30min às 22h.  Local - Bloco V - sala 305.  Informações e inscrições - (54)3218-2764 com Margarida.

Seminário - O desgaste abrasivo  Público-alvo: estudantes e professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia interessados no tema.  Data e horário - 18 de junho, às 9h.  Local - Auditório do bloco 46.  Informações - (54)3218-2764 com Margarida

Fonte: Site da UCS - http://www.ucs.br/ucs/noticias/1244644606

Palavras-chave: atrito, clipping, curso, desgaste, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, evento, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, LFS-USP, PGMat, sinatora, tribologia, UCS

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia