Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Inauguração de laboratório no contexto do projeto Instituto - Vale.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013 14:45

A inauguração reuniu representantes da UCS, do nosso INCT e da Vale.

A inauguração reuniu representantes da UCS, do nosso INCT e da Vale.

O Laboratório de Caracterização de Materiais para Mineração, novo participante do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, foi inaugurado na seção UCS do nosso INCT no dia 29 de novembro. O laboratório foi montado no contexto do projeto "Avaliação de materiais de desgaste para mineração", que está sendo desenvolvido em conjunto pela VALE e as seções PUC-Rio, UCS, UFES, UFF e USP do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

O laboratório conta, inicialmente, com quatro equipamentos de última geração para preparar amostras para metalografia (uma cortadeira de precisão, uma prensa de embutimento, uma politriz e uma lavadora ultrassônica), e deve receber mais instrumentos no futuro por meio de novos projetos. Ligado ao Programa de Pós-Graduação em Materiais (PGMAT) da UCS, o laboratório deve atender trabalhos de pesquisa e serviços tecnológicos, além de ser usado imediatamente no projeto com a Vale.

O professor Carlos Figueroa, pesquisador do Instituto e coordenador do laboratório, destacou os benefícios para todos os envolvidos. "A UCS passa a contar com mais um laboratório no campus para seus pesquisadores e estudantes, o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies agrega mais um laboratório participante à sua rede, e a Vale garante qualidade na preparação de amostras para metalografia, não apenas pela qualidade dos equipamentos, mas também pelo know-how adquirido neste primeiro ano de projeto com relação às necessidades da empresa", diz o professor.

A solenidade de inauguração, realizada na manhã de 29 de novembro, contou com a presença de autoridades da UCS, como o reitor, Isidoro Zorzi, do gerente de Engenharia de Manutenção Industrial  da Vale, Ronaldo Jabour, e de participantes do nosso INCT, como o coordenador nacional, Fernando Lázaro Freire Junior, e pesquisadores das seções UCS, UFES, UFF e USP. Durante a cerimônia, o professor Fernando Lázaro destacou o projeto com a Vale como um bom modelo de interação do nosso INCT com o setor produtivo.

Veja a repercussão da inauguração do laboratório na mídia.

  • Em site voltado a notícias de mineração: aqui.
  • No site da UCS: aqui.
  • No site da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração): aqui.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: 2013, engenharia de superfície, engenharia de superfícies, figueroa, Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, laboratório, metalografia, mineração, preparação de amostras, UCS, vale

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia