Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies


Notícias

Pesquisador da seção UFRGS do Instituto é agraciado com Prêmio Pesquisador Gaúcho.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018 16:00

Prof. Pedro Grande.

Prof. Pedro Grande.

O professor Pedro Luís Grande (IF-UFRGS), pesquisador e membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 na área de Ciências Exatas e da Terra.

Esse prêmio, que está na sua oitava edição, é uma realização da FAPERGS e distingue pesquisadores de várias áreas científicas e tecnológicas que tenham contribuído de modo extraordinário para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Bolsista de produtividade de nível 1B no CNPq, com um índice H de 30 segundo o Google Scholar, o professor Pedro Grande é autor de mais de 150 artigos publicados em periódicos internacionais, os quais contam com mais de 3.000 citações. Quanto à formação de recursos humanos, ele já orientou 6 mestres e 10 doutores, e foi supervisor de 4 pós-docs. Quase todos seus ex-orientandos ocupam posições permanentes como professores em universidades federais no Brasil, ou como pesquisadores na Europa.

Entre suas principais contribuições científicas dos últimos dez anos, Pedro Grande destaca duas. Uma delas é o estudo da perda de energia de íons na matéria através de métodos ab initio, modelos simplificados e experimentos, o que possibilitou o desenvolvimento do software de perda de energia (Programa CasP), amplamente utilizado pela comunidade científica. A segunda maior contribuição é o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas experimentais com resolução subnanométrica através de feixes de íons, principalmente uma metodologia para analisar materiais nanoestruturados com feixes de íons (Programa PowerMeis), utilizada em diferentes instituições acadêmicas e comerciais.

O professor Grande é coordenador do Laboratório de Implantação Iônico, um dos maiores laboratórios de modificação e análise de materiais por feixe de íons da América Latina, com cerca de 20 professores e 30 alunos. Ele foi organizador de várias conferências internacionais de pequeno e grande porte, e membro de comitês internacionais de conferências sobre aplicação de feixes iônicos e seus fundamentos.

A entrega dos prêmios "Pesquisador Gaúcho 2018" ocorrerá no dia 18 de outubro às 20:30 hs no Salão de Convenções da FIERGS.

Fonte: Gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies

Palavras-chave: análise de materiais nanoestruturados, CasP, fapergs, feixe de íons, pedro luis grande, perda de energia, pesquisador gaúcho, power meis, prêmio

Adicione aos seus favoritos e compartihle


Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies O Instituto, Serviços, Faça Parte, Fale Conosco

Engenharia de Superfícies Notícias, Artigos e Patentes, Midiateca, Eventos, Blog

Creative Commons License Conteúdo licenciado pelo Creative Commons

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) do CNPq

Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, um dos INCTs do CNPq, reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura em engenharia de superfícies. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

Desenvolvido por TUA Tecnologia